A busca constante por métodos eficazes na melhoria da saúde tem levado cientistas a investigarem os impactos de bebidas naturais na prevenção e tratamento de doenças comuns da era moderna.
Um estudo, realizado pela Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, revela dados impressionantes sobre o potencial de um chá combinado com exercícios físicos na minimização de distúrbios hepáticos.
Joshua Lambert, professor de Ciência Alimentar e autor do estudo afirma que a pesquisa surgiu diante da crescente preocupação com a doença hepática gordurosa não alcoólica, uma condição amplamente relacionada à obesidade e ao diabetes tipo 2.
Segundo as descobertas do estudo, o chá verde é a melhor opção para ajudar a eliminar gordura do fígado. A equipe de pesquisa dividiu camundongos em grupos, submetendo um deles a uma dieta rica em gorduras por 16 semanas, período no qual também consumiram extrato de chá verde e realizaram exercícios regulares.
Os resultados foram significativos, demonstrando uma redução de 75% na quantidade de gordura hepática, em comparação com os roedores que não receberam este tratamento combinado.
O estudo apontou uma interação interessante entre os polifenóis presentes no chá verde e as enzimas digestivas, sugerindo uma possível diminuição na absorção de gorduras.
Lambert explica que essa interação parece restringir a digestão de compostos alimentares, fazendo com que uma parte da gordura ingerida seja eliminada diretamente pelo sistema digestivo, sem ser absorvida pelo organismo.
Quais os benefícios do chá verde?
Provavelmente o chá com mais propriedades capazes de limpar o fígado. O chá verde tem como principais compostos o polifenol e a epigalocatequina-3-galato, que são utilizados na produção de remédios para o tratamento de doenças relacionadas ao fígado.
O chá verde também se mostra efetivo na prevenção de doenças como esteatose hepática (gordura no fígado), fibrose hepática (gordura no fígado grau3), cirrose, câncer no fígado e hepatite.
Apesar de suas propriedades boas para a saúde do fígado, é necessário saber que algumas pessoas podem desenvolver lesões hepáticas devido ao extrato de chá verde. Portanto, consulte um médico e um nutricionista antes de iniciar qualquer tratamento (ou prevenção) à base de chá verde.
Além da redução da gordura no fígado, o estudo observou nos camundongos tratados uma possível expressão genética mais acentuada relacionada à formação de novas mitocôndrias, um sinal positivo que indica uma metabolização mais eficiente no corpo.
Em pesquisas anteriores, já se havia notado os efeitos sinérgicos do chá verde e da atividade física na melhoria da saúde cardiovascular. E ainda na redução do peso corporal.
Importante salientar, no entanto, que os testes foram realizados em roedores, e estudos em humanos ainda são necessários para confirmar a eficácia desta combinação. Lambert aconselha cautela na adoção do chá verde como parte da dieta. Mas sugere que ele pode, sim, ser um aliado quando associado a um estilo de vida ativo.
Como sempre, recomenda-se consultar a um profissional de saúde antes de realizar quaisquer alterações significativas na dieta ou no regime de exercícios.
Quais são os sintomas de quem tem gordura no fígado?
Os sintomas da esteatose hepática podem variar, mas incluem fadiga, dor abdominal no lado direito, inchaço abdominal, perda de peso inexplicável e cansaço.
No entanto, muitas pessoas com gordura no fígado podem não apresentar sintomas evidentes. Por isso, exames médicos regulares são essenciais para identificar precocemente essa condição e iniciar o tratamento adequado.