O Alecrim é rico em cálcio, potássio e magnésio, nutrientes essenciais para a saúde de qualquer pessoa. Ele tem propriedades antimicrobianas, digestivas, diuréticas, calmantes, antiestressantes e antidepressivas.
A erva também contém componentes flavonoides e ácido cafeico. Melhora a memória e a concentração. Combate os sintomas da gripe. Auxilia no sistema cardiovascular. Auxilia no combate a dores e fadiga. Possui ação cicatrizante; é diurético, combate o inchaço, causado pela má circulação e retenção de líquido.
O alecrim é anti-inflamatório devido a compostos como o ácido rosmarínico e o carnosol, que atuam na modulação da inflamação e na proteção celular. Suas propriedades anti-inflamatórias podem ajudar a aliviar dores musculares, articulares e de cabeça, além de serem benéficas em processos alérgicos e respiratórios.
Como o alecrim age no corpo
O alecrim contém compostos fenólicos como o ácido rosmarínico e o carnosol, que combatem a inflamação e neutralizam os radicais livres. Esses compostos ajudam a reduzir inchaços e vermelhidão, acalmando a pele irritada.
As ações anti-inflamatórias e analgésicas do alecrim podem aliviar dores musculares, articulares, cabeça e dor de dente. É benéfico para problemas respiratórios por reduzir processos alérgicos e congestão nasal.
O extrato glicólico de Alecrim tem ação dermopurificante, tonificante, estimulante celular, antioxidante, protetor de tecidos e ativador da circulação periférica. Pode ser usado em preparações para o couro cabeludo, estimulando a circulação e o crescimento capilar.




