VINAGRE DE MAÇÃ: BENEFÍCIOS...
O vinagre de maçã é um alimento fermentado que possui propriedade antioxidante, anti-inflamatória e antimicrobiana, e, por isso, pode ser usado para auxiliar no tratamento de acne, proteger contra doenças cardiovasculares e prevenir o envelhecimento precoce. Além disso, é composto por pectina, que é uma fibra solúvel que atua diminuindo a absorção de carboidrato no intestino e controlando os picos de glicemia, ajudando na perda de peso, controle da diabetes e melhora da digestão.
O vinagre de maçã possui ácidos e compostos polifenólicos em sua composição que atuam dificultando a absorção de carboidratos no intestino e, por isso, ajuda na perda de peso. Além disso, é constituído por pectina, que é uma fibra solúvel que preenche o estômago, promovendo a sensação de saciedade e diminuindo a fome.
O vinagre de maçã também possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que ajuda a prevenir o acúmulo de gordura e favorece a sua eliminação do organismo. Ajuda no controle da diabetes, isso porque é composto por fibras que podem atuar na diminuição da absorção de carboidratos e, consequentemente, ajudar no controle dos picos de glicemia após refeições.
O vinagre de maçã é rico em fibras e ácidos, como o ácido acético e clorogênico, que ajudam na digestão dos alimentos e alivia os sintomas de má-digestão, diminuindo a sensação de estômago pesado após as refeições.
Devido às propriedades antioxidante e anti-inflamatória, o vinagre de maçã elimina a gordura nas paredes dos vasos e ajuda a diminuir o risco de doenças cardiovasculares, como a aterosclerose. Além disso, pode também ajudar na redução do colesterol ruim, o LDL, e dos triglicerídeos, além de atuar no controle da pressão arterial, reduzindo o risco de derrame e infarto.
O vinagre de maçã ajuda a diminuir o acúmulo de gordura no fígado e, consequentemente, prevenir o desenvolvimento da esteatose hepática. Possui propriedades antimicrobianas que diminui a proliferação de alguns microrganismos presentes naturalmente no organismo mas que podem causar infecção quando em grandes quantidades, como Candida albicans, Escherichia coli e Staphylococcus aureus, que estão relacionados com infecções urinárias, gastrointestinal e de pele.
Os polifenóis presentes no vinagre de maçã possuem propriedades antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres que são formados pelo envelhecimento, poluição e má alimentação e, por isso, melhora a qualidade da pele e ajuda a retardar o envelhecimento. O vinagre de maçã tem os ácidos acético, cítrico, lático e succínico na sua composição que têm ação antimicrobiana contra a bactéria Propionibacterium acnes, responsável por causar acne na pele.
Embora seja rico em ácidos, o vinagre de maçã ajuda a regular a produção de ácido pelo estômago, atuando no alívio dos sintomas de refluxo gastroesofágico, como azia, sensação de queimação no estômago.