A própolis é uma substância produzida pelas abelhas que pode ser usada para diversos fins. Por ter propriedades antibacterianas, antivirais, antifúngicas e anti-inflamatórias, o extrato de própolis é bastante usado para tratar diversas doenças e também é recomendado na cicatrização da pele.
As propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias da própolis otimizam a cicatrização e a recuperação de tecidos lesionados, impedindo que infeccionem. Ajuda nos casos de queimaduras, feridas cirúrgicas na boca e feridas em pés-diabéticos, por exemplo.
O efeito do extrato de própolis tem se revelado altamente inibitório para determinadas bactérias, tais como: Streptococcus, Staphylococcus, Bacillus e Mycobacterium.
As bactérias Streptococcus, Staphylococcus, Bacillus e Mycobacterium são micro-organismos que podem causar infecções e impactar a saúde humana.
O extrato de própolis é recomendado para ajudar no tratamento de infecções na garganta e amigdalite. Além disso, a resina também é indicada para tratar problemas respiratórios, como, gripes, sinusites e resfriados. A própolis tem potencial para melhorar a qualidade de vida de pessoas com câncer.
O própolis fortalece a imunidade, combate infecções nas vias aéreas superiores, como amigdalite, bronquite e dores de garganta, evita a tosse com catarro e auxilia no tratamento de gripes e resfriados. É cicatrizante, antibacteriana, antimicrobiana e anti-inflamatória. Trata as lesões provocadas pelo herpes e ajuda no controle das alergias.
O Própolis é feito pelas abelhas, a partir de resinas vegetais coletadas de brotos, flores e cascas de árvores, misturadas com suas secreções salivares, cera e pólen. A cor pode variar de verde, marrom ou vermelho, dependendo da flora local.




